No dia 28 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Voluntariado.

A data foi instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.

Info: https://observatorio3setor.org.br/colunas/no-dia-28-de-agosto-o-brasil-comemora-o-dia-nacional-do-voluntariado/

Como ser tornar um voluntário

Foto: Adobe Stock | Licenciado

O Dia nacional do voluntariado, 28 de agosto, celebra a ação de todas as pessoas que ajudam outras sem receber qualquer remuneração em troca.

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

No Brasil, o voluntariado segue ativo mesmo em tempos de distanciamento social: se reinventa, inova nas maneiras de atuar e segue reunindo esforços e dedicação, utilizando e valorizando mais do que nunca o trabalho em rede e as conexões.

Datas como essa são oportunidades para reconhecer e agradecer aos voluntários. Todos gostam e precisam ser reconhecidos de maneira significativa por seus esforços. Isso ajuda a aumentar a autoestima, a confiança e amplia a vontade de seguir praticando as ações, o que é fundamental para incentivá-los a continuar.

É importante dedicar um tempo para agradecer. Nunca perca a chance de entregar uma mensagem de agradecimento aos voluntários.

Os voluntários têm apenas um limite de tempo para doar, e as organizações da sociedade civil e projetos precisam informar seus voluntários o quanto as suas contribuições são significativas e que o tempo destinado, doado, e seu trabalho árduo são expressivos e pertinentes.

O reconhecimento é um componente importante da retenção de voluntários. Quando os voluntários se sentem valorizados e importantes, é mais provável que se sintam conectados ao programa e continuem envolvidos e engajados.

Sim, o reconhecimento ao voluntariado significa mostrar aos voluntários a preocupação e atenção para com o que eles realizam, e significa ainda mais: é também momento de festejar suas realizações e impacto das suas ações.

Mesmo os voluntários mais altruístas querem saber que seus esforços estão fazendo uma diferença real na comunidade.

Não importa como você agradece e reconhece seus voluntários; importa que você faça. A coisa mais importante que você pode fazer nessas datas celebrativas é no mínimo dizer obrigado.

Já ouvi muitas vezes: “Os voluntários são o coração da nossa organização!”; ou “Os voluntários são a força e energia do que fazemos!”; ou ainda “Não poderíamos fazer nada sem vocês, nossos voluntários!”. Parece clichê, mas também é verdade.

Sem voluntários doando seu tempo e paixão para as causas com as quais se dedicam, a maioria das organizações não conseguiria realizar suas atividades, com a mesma amplitude, capilaridade e qualidade.

Não se esqueça, mesmo em tempos de pandemia, organize uma celebração virtual de agradecimento aos voluntários. Reconheça digitalmente os esforços de seus voluntários, por meio de e-mails, cartões virtuais etc.

Seja criativo e com certeza eles se sentirão valorizados. Reconhecer a importância do voluntariado é honrar as contribuições significativas que os voluntários fazem.

Algumas dicas para reconhecimento do Voluntariado:

× Crie recompensas e formas de reconhecimento divertidas e motivadoras.

× Promova pequenos momentos de agradecimento, reconhecimento e celebração.

× Comunique o impacto e os resultados alcançados.

× Forneça todo o apoio aos Voluntários, por meio de informação, treinamento formação, orientação.

× Valorize seu comprometimento sempre.

× Demonstre as habilidades e talentos que o voluntário desenvolveu.

Já que o voluntariado traz tantos benefícios, entre eles inclusive a felicidade, já que fazer o bem faz bem, lembre-se: comemorar o Dia Nacional do Voluntariado é também momento de voluntariar e convidar mais pessoas para se engajarem e participarem. É preciso descomplicar, mostrar caminhos e multiplicar inspiração e ação.

Eu acredito na força e no poder transformador do voluntariado!

Eu sou voluntária e 28 de agosto estarei voluntariando!